Um estudo aponta que a elevada taxa de juros é a principal preocupação na indústria da construção.

Publicado em 24 de outubro de 2023 por



Segundo os dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a principal preocupação no setor da construção é a elevada taxa de juros. No terceiro trimestre de 2023, 32,7% dos empresários destacaram esse como o problema principal, o que representa uma redução de 8,1 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, quando essa porcentagem estava em 40,8%. Essa diminuição sugere que outros desafios estão ganhando importância na indústria da construção, o que pode estar relacionado ao início do ciclo de redução da taxa básica de juros, a Selic, que começou em agosto de 2023.

Além disso, o segundo problema mais mencionado pelos empresários é a carga tributária elevada, com 27,8% das respostas, representando uma queda de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Historicamente, essa questão sempre figura entre as principais preocupações, destacando a necessidade de avançar na reforma tributária.

Um desafio adicional que surge como uma das principais questões do setor é a escassez de mão de obra qualificada e os custos associados, que vêm aumentando continuamente nos últimos dois anos. No último trimestre, essa questão ocupou a terceira posição, representando 23,3% das respostas, de acordo com a série histórica relacionada a esse problema.

Clique aqui e leia a íntegra da Sondagem Indústria da Construção. 

Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Saiba Mais