Como escolher a manta para impermeabilização de lajes de cobertura?

Publicado em 23 de março de 2021 por



Flexíveis e pré-fabricadas, as mantas asfálticas compõem um sistema impermeabilizante muito indicado para estruturas sujeitas a movimentações como as lajes de cobertura. A ABNT NBR 9952/2014 – Manta asfáltica para impermeabilização, classifica os produtos em quatro tipos (I, II, III e IV) em função do índice de tração e alongamento. Também distingue as mantas em três classes (A, B e C) de acordo com sua flexibilidade a baixas temperaturas.

“Uma manta de classe A é a que apresenta massa asfáltica de melhor qualidade e com mais percentual de elastômeros”, diz José Miguel Morgado, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI). Ele explica que as mantas do tipo I utilizam filme de poliuretano como estruturante. As do tipo II empregam fibra de vidro e não tecido de poliéster. Já os tipos III e IV utilizam como estruturante somente o não tecido de poliéster e, por isso mesmo, são mais resistentes à tração.

Uma manta de classe A é a que apresenta massa asfáltica de melhor qualidade e com mais percentual de elastômeros

José Miguel Morgado

Mantas asfálticas – Fornecedores

As mantas asfálticas também diferem entre si quanto ao tipo de acabamento. As mais usuais são:

• Mantas de poliéster – Elaboradas à base de asfaltos modificados armados com estruturante de poliéster, têm grande resistência à tração e ao puncionamento. São indicadas para lajes planas e inclinadas, pisos, marquises, helipontos, viadutos, caixa d’água, reservatórios, piscinas elevadas, muros, jardineiras, espelhos d’água, áreas frias, terraços e sacadas gourmet.

• Mantas de polietileno – Produzidas à base de asfaltos modificados armados com estruturante de polietileno de alta densidade (PEAD). Têm como característica grande elasticidade sem comprometer a uniformidade dimensional. São indicadas para lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral, com proteção mecânica sobre a manta.

• Mantas de fibra de vidro – À base de asfaltos modificados armados com estruturante de fibra de vidro, também apresentam elevada elasticidade sem comprometer a uniformidade dimensional. São indicadas para áreas internas, pisos de cozinhas, banheiros, área de serviço, porões, terraços e sacadas.

• Manta aluminizada – Possui uma lâmina de alumínio na face superior e é utilizada como acabamento final em áreas sem trânsito. Há versões que devem ser aderidas com asfalto ou maçarico e também versões adesivas. São indicadas para calhas, telhados, abóbodas, marquises e beirais.

• Manta ardosiada – Possui camada de autoproteção na face superior formada por grânulos de agregado mineral (ardósia), dispensando proteção mecânica. É utilizada como acabamento final em coberturas não transitáveis em cúpulas e abóbadas

Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Saiba Mais