Familiarize-se com as limitações para o uso de equipamentos de guindar.

Publicado em 19 de setembro de 2023 por



Para evitar acidentes durante a operação de equipamentos de guindar e o içamento de cargas em canteiros de obras, a Norma Regulamentadora (NR) nº 18 estabelece requisitos e restrições específicas. Algumas das principais restrições incluem:

  1. Proibição da circulação ou permanência de pessoas não envolvidas nas operações nas áreas onde ocorre o movimento de cargas suspensas.
  2. Proibição da movimentação de cargas cujo peso seja desconhecido.
  3. Proibição da movimentação por meio de arraste ou com o içamento em ângulo em relação à vertical.
  4. Proibição do içamento de cargas que não estejam totalmente desprendidas de sua superfície de apoio e livres de interferências que possam criar resistência ao movimento planejado.
  5. Proibição do uso de cordas de fibras naturais ou sintéticas como elementos de içamento de cargas, a menos que estejam de acordo com as normas técnicas nacionais aplicáveis.
  6. Proibição do transporte de pessoas, exceto em situações de resgate e salvamento.
  7. Proibição de trabalhar em condições climáticas adversas ou em outras condições meteorológicas que possam colocar em risco a segurança dos trabalhadores.

Essas diretrizes têm como objetivo fundamental garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos nas operações de içamento de cargas e prevenir acidentes nos locais de construção. Essas medidas estão relacionadas ao projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em colaboração com o Serviço Social da Indústria (SESI).

Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Saiba Mais