A taxa Selic registra sua sexta queda consecutiva, levando os juros a 10,75% ao ano.

Publicado em 21 de março de 2024 por



O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, nesta quarta-feira (20), uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, que passou de 11,25% para 10,75% ao ano. Essa foi a sexta queda consecutiva, levando a taxa ao mesmo nível de fevereiro de 2022. Desde agosto de 2023, quando o Copom iniciou o ciclo de redução da taxa básica de juros, a Selic já caiu 3,0 pontos percentuais.

Segundo a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, a diminuição da Selic é positiva para o setor da construção, uma vez que estimula investimentos, melhora o ambiente de negócios e ajuda a conter a retirada de recursos da poupança. “A queda da Selic é satisfatória para o setor, pois impulsiona o dinamismo econômico, os investimentos produtivos e ajuda a manter os recursos na poupança, que é uma importante fonte de financiamento”, explicou.

Ieda destacou que a expectativa é de que a Selic permaneça em 9% até o final de 2024. “Para a construção, é crucial a continuidade da queda da taxa de juros. A previsão da CBIC para o crescimento do setor neste ano é de 1,3%, um desempenho inferior ao esperado para a economia como um todo”, concluiu.

Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Saiba Mais