CBIC discute os obstáculos do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) na região Norte com o ministro das Cidades.
Publicado em 16 de janeiro de 2024 por
Com o propósito de debater estratégias para enfrentar o déficit habitacional e impulsionar o programa Minha Casa, Minha Vida na região Norte do Brasil, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou uma reunião em Belém (PA) nesta segunda-feira (15) com o ministro das Cidades, Jader Filho.
Durante a reunião, o presidente da CBIC, Renato Correia, destacou a importância de abordar as particularidades de cada região, considerando fatores como déficit habitacional, geração de empregos e custos de produção. O ministro das Cidades enfatizou a necessidade de preservar recursos estaduais e promover ações conjuntas para reduzir desigualdades.
O vice-presidente de Habitação de Interesse Social da CBIC, Clausens Duarte, ressaltou a importância de ações específicas para cada localidade, considerando a heterogeneidade do país. A vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, apresentou um diagnóstico local e discutiu iniciativas para resolver desafios na região.
O Secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira, afirmou que o encontro é um passo para atender adequadamente a região Norte. O presidente da Fiepa, Alex Carvalho, ressaltou a importância do esforço coletivo na redução da desigualdade social.
O debate também abordou iniciativas como o FGTS Futuro, visando simplificar a aquisição de imóveis para famílias de baixa renda, e a simplificação dos procedimentos de licenciamento em âmbito nacional.
Após o debate, o ministro das Cidades enfatizou a necessidade de uma agenda positiva entre a SNH, a Caixa Econômica Federal e a CBIC para aprimorar o ambiente de negócios e implementar medidas eficazes de desburocratização.
O presidente do Conselho Consultivo CBIC, José Carlos Martins, o vice-presidente da Região Norte da CBIC, Frank Souza, e representantes do setor também estiveram presentes no encontro.