Evento reúne construtoras para discutir norma de garantias

Publicado em 18 de maio de 2023 por



O seminário “A nova norma de garantias (ABNT NBR 17170) e desempenho de edificações” reuniu construtoras de Maringá e Londrina para discutir a norma publicada no fim de 2022, que estabelece prazos de garantias para construtoras e prestadores de serviços do setor.

O evento realizado pelo Sinduscon/PR-Noroeste e o Sinduscon/PR-Norte, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC),  reuniu quase 200 pessoas nesta terça-feira (dia 16), no auditório da OAB Maringá.

A engenheira Maria Angelica Covelo Silva, que participou da comissão de estudos da norma NBR 17170, foi uma das palestrantes. Maria Angelica contextualizou a regulamentação de garantias de edificações em outros países e ressaltou as mudanças da norma brasileira que entrará em vigor para empreendimentos protocolados em prefeituras a partir de 12 de junho. Outro tema tratado durante o evento pela engenheira, foi o desempenho de materiais e a influência das condições climáticas nesse desempenho.

O advogado Ricardo Campelo, que é sócio do Brotto Campelo Advogados, de Curitiba, consultor jurídico da Abrainc e Sinduscon-PR, além de membro do Conselho Jurídico da CBIC e do Sinduscon-SP, falou sobre os principais maus usos das edificações que podem levar à perda de direito à garantia, como uso de máquinas de alta pressão em pisos e a substituição de materiais e equipamentos do sistema construtivo. O palestrante ressaltou a importância das construtoras oferecerem um manual de uso e manutenção da edificação e de um canal para que os consumidores possam formalizar reclamações.

O coordenador do Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (ITT Performance) da Unisinos, o engenheiro Roberto Christ apresentou durante o evento questões sobre ensaios e avaliações de desempenho nos sistemas construtivos.

Participaram da abertura o vice-presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, José Armando Quirino dos Santos; o vice-presidente do Sinduscon/PR-Norte, Gerson Guariente;   o presidente da FIEP, Carlos Valter Martins Pedro; o presidente da OAB Maringá, Éder Fabrilo Rosa; e o diretor do Crea-PR, Altair Ferri. O seminário teve apoio da CBIC, CREA, FIEP, Sinduscon PR e OAB Maringá.

(Com informações do Sinduscon/PR-Noroeste e do Sinduscon/PR-Norte )

Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Saiba Mais