O setor da Construção Civil registrou um crescimento de 4,1% nos primeiros três trimestres de 2024.
Publicado em 5 de dezembro de 2024 por
A Construção Civil manteve um ritmo forte de atividades nos três primeiros trimestres de 2024, registrando um crescimento de 4,1% em relação ao mesmo período de 2023. No terceiro trimestre, o setor avançou 5,7% em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Já no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em setembro, o aumento foi de 3,3% frente aos 12 meses anteriores. Esses números superam o desempenho da economia nacional, conforme os dados das Contas Nacionais Trimestrais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Certamente, a Construção Civil encerrará 2024 com um crescimento acima do esperado nos primeiros meses do ano. No entanto, isso não elimina os desafios para o próximo ano, como o impacto do novo ciclo de alta da taxa de juros, que pode desestimular os investimentos produtivos”, afirma Renato Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Apesar dos resultados positivos, o setor apresentou uma retração de 1,7% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior, a maior queda entre os setores de atividade analisados. Segundo a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, “um dos fatores que pode ter influenciado esse resultado é o ritmo mais lento do segmento de infraestrutura, devido ao encerramento de obras relacionadas às eleições municipais”.
Enquanto isso, a economia brasileira cresceu 0,9% no terceiro trimestre em relação ao segundo, superando ligeiramente as expectativas de mercado, que indicavam um aumento de 0,8% no Produto Interno Bruto (PIB). Nesse período, a Agropecuária recuou 0,9%, a Indústria cresceu 0,6% e o setor de Serviços registrou alta de 0,9%.