Trabalhadores e o uso do Equipamento de Proteção Individual

Publicado em 25 de maio de 2023 por



Com o avanço normativo da Norma Regulamentadora Nº 01 sobre Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, orienta-se que as organizações  adotem medidas necessárias para melhorar o desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

A efetividade das ações de SST passam por múltiplos fatores e uma das maiores dificuldades de gestão tem sido assegurar o uso devido e correto do Equipamento de Proteção Individual – EPI, quando for o caso.

Como um roteiro básico para estímulo no uso dos EPIs pode-se evidenciar:

  • Efetiva participação dos trabalhadores nos processos de levantamento dos riscos ocupacionais e na especificação dos EPIs, fazendo com que esta participação auxilie na compreensão do uso, bem como todas medidas de prevenção e controle no cumprimento das normas.
  • Realização periódica de treinamentos e troca de informações sobre os riscos associados às atividades, a importância dos EPIs indicados bem como instruções corretas para uso, conservação, manutenção e troca;
  • Acompanhamento contínuo do ambiente de trabalho e o uso do EPI, de forma a observar o nível de comprometimento dos trabalhadores, promovendo ações frequentes de conscientização.
  • Controle e manutenção dos EPIs de maneira acessível, para possível reposição rápida se necessário.
  • Comprometimento da gestão da obra em ser exemplo e demonstrar a importância do uso adequado dos equipamentos.

O tema tem interface com o projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção”, da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Saiba Mais