Aumento dos juros preocupa setor para a aquisição de novos imóveis

Publicado em 16 de maio de 2023 por



O aumento dos juros preocupa o setor da construção para a aquisição de novos imóveis. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, apontou para o jornal Estado de S. Paulo, que a elevação de juros desorganiza a cadeia de produção de imóveis e a projeção da entidade é queda de 30% na quantidade de novas unidades financiadas para o primeiro bimestre de 2023.

“Nossa preocupação é que essa projeção de 30% de queda seja conservadora. Há possibilidade de que tenha sido maior no fechamento do trimestre”, diz o presidente da entidade, José Carlos Martins.

A elevação de tributos e o impacto no programa Minha Casa, Minha Vida foi pauta da Agência Infra, onde Martins destacou que o programa habitacional deve ter uma alíquota cinco pontos percentuais acima do anterior.

“O governo vai pagar 5,75% a mais de imposto. Depois, o governo divide o tributo com estados e municípios e o que for para o governo federal vai para a saúde e educação, que têm dinheiro combinado. A habitação não tem verba carimbada e vai distribuir o dinheiro para outras áreas”, explicou Martins durante café da manhã com parlamentares realizado na última quarta-feira (10).

Clique abaixo para conferir o conteúdo na íntegra:

Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site. Saiba Mais