Publicado em 02 de maio de 2024

Normas para a utilização de máquinas e equipamentos em canteiros de obras.

Compartilhe:

O tema da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) do Ministério do Trabalho e Emprego para 2024 é a utilização de máquinas e equipamentos em canteiros de obras. Segundo as Normas Regulamentadoras NR-18 e NR-12, existem requisitos específicos que devem ser seguidos para garantir a segurança e a saúde no ambiente de trabalho na indústria da construção.

A NR-18 detalha as normas para manutenção e operação de máquinas e equipamentos, especificamente no item 18.10. Esse item abrange desde serras circulares até gruas de pequeno porte e guinchos de coluna, estabelecendo obrigações como a elaboração de planos de carga e o registro de manutenções preventivas e corretivas e inspeções após a instalação.

Por sua vez, a NR-12, que abrange a segurança no trabalho com máquinas e equipamentos de forma geral, não se limita a uma indústria ou setor específico, garantindo a aplicabilidade de suas diretrizes em diversas atividades.

Mesmo que a indústria da construção tenha sua própria norma setorial de segurança, as empresas construtoras são legalmente obrigadas a cumprir todas as normas regulamentadoras, incluindo os requisitos da NR-12.

Este tema também está alinhado com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, desenvolvido pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Ultimas notícias

Requisitos e Cuidados Essenciais para a Segurança no Uso de Elevadores do Tipo Cremalheira em Canteiros de Obras.

Com o melhor saldo para o mês de abril da nova série histórica, o Brasil cria mais de 257 mil empregos formais.

Setor da construção mantém expectativa de crescimento em 2025, apesar de recuo de 0,8% no PIB no primeiro trimestre.

Protetores Auriculares: Por Que São Tão Importantes

Revisão de normas de construção, saneamento e segurança entra em consulta pública pela ABNT