Publicado em 04 de julho de 2024

Descubra mais sobre a ISO 45001 e a gestão em SST

Compartilhe:

A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), com foco na melhoria do desempenho das empresas em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Desenvolvida a partir de dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estima que 2,3 milhões de pessoas morrem anualmente devido a doenças e acidentes de trabalho, a norma enfatiza a responsabilidade das organizações em promover e proteger a saúde física e mental dos trabalhadores e outras pessoas afetadas por suas atividades.

No Brasil, a Comissão de Estudo Especial de Segurança e Saúde Ocupacional (ABNT/CEE-109) realizou uma reunião em 27 de junho de 2024, promovida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para discutir a norma ISO 45001, que entrará em consulta pública em breve e se tornará a ABNT NBR ISO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional).

Além disso, espera-se novidades sobre a tradução de outras normas de Sistema de Gestão (ISO 45000), incluindo a ISO 45003 (Gestão da saúde e da segurança no trabalho — Saúde e segurança psicológicas no trabalho — Orientações para a gestão dos riscos psicossociais).

A gestão em Segurança e Saúde no Trabalho também é tema da CANPAT Construção de 2024, uma iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O lançamento ocorreu em 20 de junho e está disponível no canal do YouTube da CBIC. Este tema está alinhado com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho” da CPRT da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Ultimas notícias

Requisitos e Cuidados Essenciais para a Segurança no Uso de Elevadores do Tipo Cremalheira em Canteiros de Obras.

Com o melhor saldo para o mês de abril da nova série histórica, o Brasil cria mais de 257 mil empregos formais.

Setor da construção mantém expectativa de crescimento em 2025, apesar de recuo de 0,8% no PIB no primeiro trimestre.

Protetores Auriculares: Por Que São Tão Importantes

Revisão de normas de construção, saneamento e segurança entra em consulta pública pela ABNT