Argamassas – como e onde usar?
Publicado em 12 de abril de 2021 por
Elas são indicadas para o assentamento de tijolos, rejuntamento, contrapiso e acabamento de superfícies. Para saber qual é o produto ideal, analise o tipo de base em que será aplicada, o modelo da peça e em qual fase da obra será utilizada
As argamassas são compostas por uma mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, usadas para o assentamento de tijolos e o acabamento de superfícies. Podem ou não conter aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento – dosadas na obra ou através de processos industriais.
Os materiais que compõem a mistura são cimento, cal hidratada e areia natural. Porém, o mercado oferece diferentes tipologias de produtos. Conhecer cada uma e em quais situações aplicá-las é fundamental para atingir o resultado esperado.
“Existem argamassas específicas para rejuntamento, revestimento, assentamento, contrapiso, impermeabilização e grauteamento, entre outros”, afirma Luiz Carlos Gonçalves Junior, gerente de Produto da Weber Saint-Gobain. A determinação do produto ideal passa por algumas análises, envolvendo o tipo de base em que será aplicado, o modelo da peça, se é em ambiente externo ou interno e em qual fase da obra será utilizado. Mesmo existindo ampla quantidade de soluções, é possível separá-las em três macro categorias, conforme suas características.